Tecnologia do Blogger.

20 de fevereiro de 2010

TEMPO DA QUARESMA

Passadas as festas carnavalescas, entramos na quaresma, um tempo de preparação para a páscoa, quando se começa uma caminhada quaresmal impondo na testa uma poção de cinzas, significando uma transitoriedade.

Este rito mostra que somos passageiros, viemos do pó e para lá voltaremos na morte. Também nos lembra que a quaresma é tempo de penitência em busca de uma transformação de vida. Por fim, a cruz traçada na fronte, simboliza que Cristo venceu a morte e por ele temos vida.

Esta espiritualidade nos leva a partir deste momento a três atitudes fundamentais: A oração, o jejum e a esmola.

Por meio da oração procura-se vencer a tentação do poder e reconhecer o Senhorio de Deus e a nossa condição de criaturas que de Deus saímos e a Deus retornaremos.

O Jejum é para vencer a tentação do prazer e buscar o autodomínio, a fim de sermos verdadeiramente livres e senhores de nós mesmos. Enganam-se os que pensam que o jejum é deixar de comer e beber. Jejuar é renunciar voluntariamente por amor a Deus.

A Esmola é para vencermos a tentação do ter. Ofertamos um pouco do que possuímos para que, repartindo o que temos, outros possam viver.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Começou na quarta feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade 2010, que neste ano tem como tema “Economia e Vida” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c). O objetivo do movimento é despertar no coração e mente das pessoas a necessidade de sermos solidários e para que o modo de vida não fique determinado pela questão do dinheiro.

O tema da CF-2010 Ecumênica - “Economia e Vida” – foi escolhido a partir de sugestões nascidas da consciência cristã das Igrejas-membro do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil).

Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas. Reverter as situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.

A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital.

Reconhecendo a natureza social e política da economia, a CFE deve avaliar criticamente o sistema econômico hegemônico e as opções políticas dos governos a partir das condições de vida das pessoas que sofrem pelo perpetuar-se do estado de pobreza e de miséria.

As CF ecumênicas de 2000 e 2005 estabeleceram dois pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária: a Dignidade Humana e a Solidariedade. A CF 2010 deve considerar esses fundamentos, pois a transformação de estruturas sociais e econômicas começa e é acompanhada por mudança profunda de mentalidade e hierarquia de valores nos indivíduos, na sociedade e na política. Educar para uma economia de justiça e solidariedade é um dos objetivos da nossa campanha. Além de denunciar que a competição e o lucro não resolvem os problemas da qualidade de vida e da conservação do meio ambiente, a CFE deve propor alternativas econômicas e sistemas integrados de reformas estruturais.


ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2010

"Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,
nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém."

0 comentários: