Tecnologia do Blogger.

11 de fevereiro de 2010

PT comemora 30 anos

Nesta quarta-feira (10/02) o Partido dos Trabalhadores comemorou 30 anos de fundação. A data será festejada durante o Congresso Nacional do partido, que será realizado entre os dias 18 a 20 de fevereiro, em Brasília. No encontro, os 1.350 delegados partidários se reunirão com lideranças para traçar estratégias com o objetivo vencer as eleições presidenciais de 2010 e dar continuidade aos projetos iniciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal Folha de S.Paulo e no site oficial do partido, o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, e o presidente Ricardo Berzoini, que deixa o cargo após quatro anos de gestão, afirmam que, ao longo destes 30 anos o PT sofreu várias mudanças, "mas nunca mudou de lado". "No 30º aniversário, celebramos um partido democrático, popular e socialista que soube unir setores diferentes da esquerda democrática num projeto transformador da sociedade brasileira", afirmou o artigo.

Os presidentes afirmaram também que o partido foi fundado em um momento em que o sistema político bipartidário da ditadura estava esgotado. O PT foi criado com base em um projeto de uma nova democracia política, com origem nas lutas sindicais e populares. "O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras".

"Empunhamos bandeiras históricas, como a da luta pela terra, pela saúde, pela educação, pelo emprego, pelos direitos humanos, pela integração continental, pela defesa das minorias e contra a discriminação. Assim, superamos o dilema de ser partido de massas ou de quadros e nos fortalecemos como canal de representação e de participação de milhões de brasileiros".



Saiba mais sobre a história do PT

Fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, em evento no Colégio Sion, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores reuniu grande parte da esquerda brasileira. O surgimento do partido era impulsionado, entre outros fatores, pela popularidade do movimento operário do ABC paulista, com as grandes greves de 1978 a 80, pelo retorno de diversos militantes de esquerda do exílio, com a anistia, em 1979, e a ascensão do movimento de base da Igreja Católica, inspirado na Teologia da Libertação.

Na década de 80, o PT participou de todas as eleições, mas conquistou apenas algumas prefeituras e vagas no parlamento. A consolidação, no plano eleitoral, veio nos anos 90, após o impeachment de Fernando Collor. Em 1989, o alagoano derrotara Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das primeiras eleições presidenciais diretas do País desde os anos 60.
Em 2002, após disputar duas eleições contra Fernando Henrique Cardoso, Lula foi eleito pela primeira vez para o cargo de Presidente do Brasil. Em 2010, após o segundo mandato, o Partido dos Trabalhadores enfrenta o desafio de participar da primeira eleição para Presidente da república sem ter Luiz inácio Lula da Silva como candidato.

A Vereadora Lia, que tem o orgulho de estar em seu terceiro mandato pelo Partido dos Trabalhadores, parabeniza à todos os militantes e simpatizantes da legenda e atua para que o PT continue na luta para desenvolver cada vez mais nosso país, estados e municípios.

0 comentários: