Tecnologia do Blogger.

14 de dezembro de 2009

Festa de Nossa Srª da Conceição emociona Angra



Um pouco de História:







Há muitos anos, conta a lenda, que um navio trazendo da Europa a imagem de Nossa Senhora da Conceição que deveria ser entregue em Santos, teve que entrar no Porto de Angra para sérias reparações na embarcação causado por uma tempestade. Aqui permanecendo por alguns dias.
Reparado os danos, o navio partiu para o seu destino – a cidade de Santos/SP. Nem bem chegou a barra do sul, violenta tempestade caiu sobre Angra dos Reis, obrigando o Comandante a retornar ao porto da cidade. No dia seguinte, o Comandante se prepara para partir, porém a tempestade não permitiu.
Pela terceira vez, findo o temporal, o comandante levantou âncora e aproou para o sul era um dia de firmamento azul, sem nenhuma nuvem no céu. O povo estava triste porque a virgem ia embora.
De repente, um ponto aparece no espaço, cresce e toma proporções de uma tempestade fazendo o navio retornar para Angra dos Reis.
Terceira vez tentou o audacioso piloto partir. Três vezes o sopro infinito de Deus fez recuar o navio.
O homem temerário que se atrevera sair três vezes, curva o joelho diante da imagem da virgem e deixa-a na cidade.
O povo feliz declara que a partir daquela data Nossa Senhora da Conceição era a Padroeira de Angra dos Reis isto aconteceu no ano 1632.
Ao retirar a imagem do navio o céu clareou e a embarcação foi embora.


A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854.
A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.



Festa de Nossa Srª da Conceição


Seguindo a tradição, a missa em louvor a Nossa Senhora da Conceição foi celebrada por Frei Alonso (pároco) e concelebrada por outros religiosos. Uma missa belíssima e cheia de emoção, tendo como ponto alto a oferta de um coração contendo o nome de muitos fiéis que ao longo dos anos contribuiram com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.





O oferecimento e a colocação do cordão em forma de
coração contendo o nome de vários católicos.












A Igreja estava lotada de fiéis de todas as comunidades e até de outras cidade como o exemplo do Deputado Federal LUIZ SÉRGIO, que todos os anos faz questão de estar presente na missa Solene em honra de Nossa Senhora.
A Vereadora Lia que apesar de pertencer a Paróquia da Santíssima Trindade de Jacuacanga faz questão de estar presente e participar da Festa da Padroeira pois segundo ela, sua história de vida está muito ligada a Paróquia da qual foi secretaria durante 5 anos (18 aos 23 anos de idade) época em que no auge da sua juventude, deu os passos mais importante de sua vida. Razão pela qual, sua devoção a Nossa Senhora já vem de muitos anos.
“Nos momentos mais difíceis da minha vida, em que eu precisa tomar minhas decisões eu sempre me socorri a ela para me orientar e posso testemunhar que nunca me arrependi dos caminhos escolhidos por que foram pautados na fé”. Disse a Vereadora LIA:






O oferecimento e a colocação do cordão em forma de
coração contendo o nome de vários católicos.




Vereadora Lia, acompanhada do Deputado Luiz Sérgio,
sua esposa, mãe e João Luiz Castilho






Deputado Federal Luiz Sergio acompanhado da esposa Graça,
sua mãe Isolina e amigos

0 comentários: