Tecnologia do Blogger.

1 de dezembro de 2009

25 de novembro: Dia Internacional da Não-Violência contra a mulher

O dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe realizado na Bogotá em 1981, como justa homenagem a “Las Mariposas”, codinome utilizado em atividades clandestinas pelas irmãs Mirabal, Minerva, Pátria e Maria Tereza, heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas nesta data em 1960 pela ditadura de Rafael Leonidas Trujillo.
Muitas mulheres do mundo inteiro levam no corpo e na alma as marcas visíveis e invisíveis da violência. No Brasil, ganhou notoriedade a história da farmacêutica Maria da Penha, que em 1983, recebeu um tiro de seu marido enquanto dormia. Como seqüela, ela perdeu os movimentos das pernas e se viu presa em uma cadeira de rodas.
O caso se transformou em um símbolo na luta pela eliminação da violência contra a mulher no País.
No dia 7 de agosto de 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.340, Lei Maria da Penha, em homenagem a esta mulher. Entre as várias mudanças promovidas pela Lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

Fonte: http://tinyurl.com/yfk3498

Denuncie a violência contra a mulher. Ligue 190

0 comentários: