Tecnologia do Blogger.

24 de novembro de 2009

VEREADORA LIA PARTICIPA DA FESTA DOS QUILOMBOLAS

Para comemorar o Dia da Consciência Negra a ARQUISABRA – Associação dos Quilombolas de Santa Rita do Bracuí e o GRUPO YLÁ DUDU organizaram uma extensa programação que começou com um suculento café da roça e terminou com uma bela missa celebrada pelo Padre Felipe – pároco da recém-criada Paróquia de São Sebastião do Frade.
Durante todo dia intercalado com fala de homens e mulheres, negros e brancos ressaltando a importância da luta contra todo e qualquer tipo de preconceito, vários grupos apresentaram suas artes, como capoeira, poesia, artesanato, música...





A VEREADORA LIA presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal esteve no evento e, participou da missa e da apresentação do jongo realizada pelo moradores nativos de Santa Rita do Bracuí.













Como forma de prestar uma singela homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Vereadora LIA apresentou e a Câmara aprovou a MOÇÃO DE APLAUSOS AO GRUPO YLÁ DUDU e ao GRUPO ARQUISABRA entregue pela Vereadora no dia 20/11 ao final da Santa Missa, que introduziu SÃO BENEDITO como Santo Padroeiro junto com Santa Rita.






Em sua argumentação, a Vereadora LIA fez menção ao relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2005 Racismo, pobreza e violência (PNUD, 2005). Segundo o relatório, todos os indicadores brasileiros nas áreas de desenvolvimento humano, renda, educação, saúde, emprego, habitação e violência aponta que as diferenças entre brancos e negros apontam em alguns casos uma defasagem de mais de uma geração.
Dos 191.908.598 brasileiros recenseados pelo IBGE na ultima consulta, 49% deles são negros/pardos, isto é, o Brasil é o maior país com população negra do mundo e o estado brasileiro tem que estar preparado para incluir e promover em dignidade esta grande parcela de sua população.
Portanto, relembrar Zumbi,coloca a todos nós na
condição de darmos continuidade de sua luta, entendemos que já passamos do momento de denuncias, vivemos hoje a época da ação, da mobilização organizada, da contribuição para um estado que de fato respeite os nossos direitos e os faça aplicáveis.


0 comentários: