Tecnologia do Blogger.

25 de agosto de 2009

Lia quer discutir a regularização fundiária de Angra

Na última semana, a vereadora Lia deu entrada em alguns requerimentos pedindo informações ao Executivo sobre o andamento da desapropriação judicial e regularização fundiária de diversos bairros da cidade. Entre eles, as Sapinhatubas 1, 2 e 3; grande parte da Japuíba, Nova Angra e Bracuí.
A Vereadora afirmou que “É necessária uma ação urgente e continuada para resolver a questão da terra em Angra”. Lia também sugeriu a realização de uma audiência pública com a participação do ministério das Cidades para tentar resolver esse impasse.

Saiba Mais sobre regularização fundiária:

No dia 07 de Julho o Governo Lula sancionou a Lei 11.977 que dispõe sobre o Programa minha casa minha vida e a Regularização Fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas.

A nova lei se divide em 03 partes:

  1. Programa minha casa minha vida – que cria mecanismo para produção, aquisição e reforma de unidades habitacionais.
  2. Registro Eletrônico de imóveis e da gratuidade do registro de primeiro imóvel residencial, cujo beneficiário tenha renda até 03 salários mínimos.
  3. Definem regras, conceitos e procedimentos para a promoção da regularização fundiária.
    • Neste item, a lei permite que o poder público realize procedimento para a regularização fundiária sem ter que recorrer à justiça. Como?
    • O Poder Público faz a demarcação e encaminha ao cartório, que faz a pesquisa e notifica pessoalmente o proprietário.
    • Se em 15 dias ninguém reclamar a titularidade, o Poder Público continua o processo para a entrega do Título de Posse.
    • Este Título de Posse garante que o posseiro tenha endereço formal, possa contrair financiamento bancário, enfim, evita o constrangimento de ser chamado de invasor.

Vale destacar que o Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral através da Secretária Habitação, cujo titular é o petista Jorge Bitar, foi o pioneiro governante estadual a utilizar os mecanismos da nova Lei de Regularização Fundiária.

0 comentários: