Tecnologia do Blogger.

13 de março de 2011

Diário do Vale destaca Caminhada das Flores

Foi publicada na versão online do jornal Diário do Vale uma matéria sobre a Caminhada das Flores promovida neste sábado pela Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Angra dos Reis. O jornal também destacou a programação do Mês da Mulher. Confira abaixo a matéria:

Angra: Lia confirma que apoiará Rabha em 2012

A vereadora Maria do Carmo Aguiar, a Lia (PT), confirmou hoje (13) que será candidata à reeleição para vereadora e que apoiará Conceição Rabha (PT) para a prefeitura de Angra dos Reis. A confirmação foi feita durante a tradicional Caminhada das Flores, na manhã de ontem (12), em Angra. A caminhada é promovida há 15 anos pela Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara em parceria com a Pastoral da Mulher.


- A princípio vou tentar a reeleição e apoiar uma candidata à prefeitura, a Conceição Rabha, mais uma vez - confirmou Lia, que cumpriu dois mandatos no Legislativo, ficou quatro anos fora tentando uma candidatura à prefeita e agora está em seu terceiro mandato de vereadora.


No pleito de 2008, Rabha ficou em segundo lugar com 47% de aprovação, o equivalente a 40.413 votos, três mil a menos que o vencedor Tuca Jordão (PMDB).


Para ela, a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República (PT) fez com que a causa da mulher fosse tratada de maneira diferente pelas entidades e até mesmo pelos colegas do Legislativo.


- Houve uma modificação a partir de 2011 por causa da Dilma. A Caminhada das Flores, por exemplo, era organizada pela comissão e pastoral das mulheres e agora três entidades se interessaram. Entre os colegas é perceptível, eles falam sobre a mulher e a todo momento fazendo referência a isso (presidente mulher). Na maneira de falar percebemos uma diferença na voz, podemos dizer que estamos avançando na luta - comentou, lembrando que, em 2011, o evento também foi organizado pela Amin (Associação das Mulheres Metalúrgicas de Angra dos Reis), Afar (Associação Feminina de Angra dos Reis), Cadem (Centro de Apoio e Desenvolvimento da Mulher) e Afocar (Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis).


Quanto à política, no entanto, Lia ainda sente que a participação não melhorou.


"Não política não vejo um aumento do espaço. Há um desejo maior da mulher de participar da política, mas não vai adiante. Vamos trabalhar bastante para mudar isso e para crescer o trabalho partidário das mulheres. Tenho vontade de fazer isso acontecer", disse.


A vereadora comentou sobre o assunto porque acredita que o tema do mês da mulher angrense deste ano tenha tudo a ver com presidenta.


- O tema deste ano é "O doce poder da mulher", que significa a forma como a mulher conduz as coisas na meiguice, não se impõe. É o que acaba acontecendo dentro de casa, e ela é a poderosa no trabalho. Hoje no comando, por exemplo, temos uma mulher que sempre trabalhou e foi construindo sua carreira nos bastidores do governo Lula - justificou.


Mês da Mulher


A caminhada, que marcou o início do mês da mulher, contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas as entidades organizadoras do evento, os três membros da comissão - Lia e os vereadores Vilma dos Santos (PRB) e Leandro Silva (PR); o presidente da Câmara, José Antônio (PCdoB); e o vereador Cordeiro (PT). Durante a caminhada, milhares de rosas e mensagens foram distribuídas às mulheres no Centro da cidade. É o marco inicial do mês das mulheres, cujos eventos seguem até abril.


- Mais uma vez nossa Caminhada das Flores foi um sucesso, ainda mais porque este ano tivemos a participação de uma banda de Fanfarra, que tocou músicas durante todo o percurso alegrando ainda mais as pessoas que se encontraram pelas ruas de Angra - comemorou a vereadora.


Na terça-feira, haverá uma Sessão Solene na sede social do Iate Clube Aquidabã, na avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil, a partir das 18h. A professora e ex-ministra da secretaria especial de Mulheres, Nilcéia Freire, fará uma palestra no local. Na ocasião, algumas mulheres que têm trabalho de destaque na sociedade angrense receberão a medalha de mérito Benedita Maria da Guia Jorge. A medalha foi criada em 1999 e leva o nome da primeira vereadora de Angra dos Reis, eleita em 1951 e que exerceu mandato por quatro legislaturas. Cada vereador pode conceder uma medalha.


Através de uma parceria com a Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis), este ano acontecerá o evento Cantando com as Mulheres, na Praça do Porto. Continuando a programação, haverá palestras e discussões em encontros com as mulheres de diversas comunidades da cidade, onde se discutirão temas como gravidez na adolescência, autoestima, menopausa e câncer de mama e de colo do útero.


Ao final, de 1º a 20 de abril, as mulheres que participarem dos encontros e profissionais como motorista de ônibus e soldadora ilustrarão a exposição de fotos sobre as Mulheres de Angra. A programação é toda aberta à comunidade.

Diário do Vale

0 comentários: