Tecnologia do Blogger.

28 de maio de 2009

Fórum da Saúde da Mulher já iniciou seus trabalhos

Em reunião com representantes da Fusar, Ana Claudia Cardoso Marinho (Superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação); Andrea Paiva Martins (Coordenadora de Ações Programáticas); Pastoral da Mulher e a Associação de Mulheres da Indústria Naval.O objetivo foi a implantação do Fórum de Saúde da Mulher, onde a Câmara e a Prefeitura trabalharão em conjunto com o Movimento de Mulheres, discutindo todos os problemas relacionados a Saúde da Mulher.

A Superintendente da Fusar expôs um pouco sobre os serviços oferecidos pela rede, as estatísticas sobre atendimentos. Informou ainda sobre a implantação da Ouvidoria que começará o funcionamento em breve. Por sugestão da vereadora Lia, ficaram marcadas as duas primeiras reuniões, onde se detalhará um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela rede e estatísticas de atendimentos, criando então as diretrizes para o Fórum.


As datas previstas foram: 08 de Junho e 06 de Julho.

Mandato Participativo: Requerimento do dia 28/05/09

Requerimento nº408/2009 - Requeiro à Mesa Diretora que, cumprida as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal no sentido de prestar informações a respeito da Regularização fundiária dos loteamentos Morada do Areal e Morada do Bracuí.

26 de maio de 2009

Mandato Participativo: Indicações de 26/05/09

  • 5385/2009 (26/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a CONSTRUÇÃO DE UMA ESCADARIA, de 20 (Vinte) metros, ao lado do Castelinho no final da Rua Monte Castelo, no Bairro Sapinhatuba II.
  • 5432/2009 (26/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de prover de ILUMINAÇÃO PÚBLICA as Escadarias de acesso existentes no Bairro ITANEMA.
  • 5433/2009 (26/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE DRENAGEM na RUA MIGUEL DOS ANJOS, no bairro FRADE.
  • 5473/2009 (26/05) Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO, na Praça do “BURACÃO”, em frente ao nº 720, bairro Morro do Peres.

22 de maio de 2009

Lia visita Santa Rita II

Na tarde da última quarta-feira, (20) a Veradora Lia acompanhada de vários moradores da Santa Rita II, fez uma visita às obras de pavimentação do Bairro.
A maior preocupação da comunidade é em relação ao esgotamento sanitário, já que segundo informações dos próprios moradores, funcionários da Secretaria de Obras teriam afirmado que naquela área, o esgoto seria misturado com águas pluviais.
O problema, segundo representantes da comunidade, é que a maioria dos moradores da área, possue fossas sem sumidouros e eles acreditam que depois do asfaltamento, mudar esta situação, para uma ecologicamente correta, será muito mais difícil.



A Vereadora Lia, em posse das informações trazidas pelos moradores da Santa Rita II, acionou a Comissão de Obras da Câmara, composta pelos Vereadores Leandro Silva, Cordeiro e Aguilar, que solicitou uma reunião com o Secretário de Obras, Leonardo Corrêa e o Presidente do SAAE, Carlos Alberto Marcatti, para o dia 26 de Maio, às 9hs na Sala de Comissões da CMAR.

Lia participa de homenagem aos 200 anos da PM

Em virtude da celebração dos 200 anos de fundação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Câmara de Vereadores de Angra entregou uma Moção de Congratulação à instituição. A homenagem foi entregue ao comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Luís Castro Menezes, que representou a instituição durante o evento que contou também com a presença da Veradora Lia.

A homenagem nasceu de uma proposta do Vereador Dr. Ilson Peixoto.

21 de maio de 2009

Lia pede a revitalização da Rua Cel Carvalho.

Depois de receber uma série de reclamações, de comerciantes, sobre o abandono da Rua Coronel Carvalho, a Vereadora Lia pediu ao executivo, através da indicação nº 5234/2009, que o município desenvolva um projeto urbanístico para a área, com foco na expansão e incentivo das atividades comerciais e consequentemente, o fomento da geração de emprego.

"Antigamente, a Coronel Carvalho, era uma rua muito movimentada e concorrida. Lembro, que nos finais de semana ficava muito cheia pois alí se concentrava a vida noturna de Angra. Eram milhares de turistas e angrenses que disputavam lugares em bares como o Dom Paco, Paraty, Ponto Zero, Cheiro Verde e Excalibur. Depois, com o abandono, a rua ficou deserta e muito escura, hoje as pessoas tem medo de passar por alí." Desabafou a vereadora.


Lia pede desapropriação de campo de futebol na Garatucaia

A Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, da qual a Vereadora Lia é presidente, juntamente com a Comissão de Educação e Esportes, depois de uma visita ao bairro da Garatucaia, encaminhou ao executivo municipal, através da Indicação nº5215/2009, o pedido de desapropriação da área onde há mais de 20 anos, os moradores da Garatucaia utilizam como área de lazer e campo de futebol.

Tal pedido se deu porque os proprietários cercaram a área, proibindo os moradores de usufruir daquele espaço. Em visita à comunidade, a Vereadora Lia, junto ao Vereador Leandro Silva, constatou que sem aquela área de lazer, os moradores do bairro não teriam a disposição, uma área pública para recreação e esporte.

Mandato Participativo: Indicações 21-05-09

  • 5057/2009 (21/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM na Rua JOSÉ DE SOUZA, no bairro FRADE.
  • 5338/2009 (21/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a COLOCAÇÃO DE REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, ao lado da Rua da Cachoeira, no bairro de MONSUABA.
  • 5339/2009 (21/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a CONSTRUÇÃO DE GUARDA-CORPO NA ESCADARIA IOLANDA MARIA CHAGAS (na parte que oferece maior risco), no bairro de MONSUABA.
  • 5341/2009 (21/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a REFORMA E MANUTENÇÃO DOS GUARDA-CORPOS EXISTENTES NO “BAJURÉ”, na PRAIA DO PROVETÁ – ILHA GRANDE.
  • 5342/2009 (21/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a EXTENSÃO DE REDE ELÉTRICA DE APROXIMADAMENTE 400 METROS, até a Residência do Sr. Almerindo, na PRAIA DO PROVETÁ – ILHA GRANDE.
  • 5344/2009 (21/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a PAVIMENTAÇÃO DO LOGRADOURO CONHECIDO COM “SAQUINHO DA COSTEIRA”, na PRAIA DO PROVETÁ – ILHA GRANDE.
  • 5380/2009 (21/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de ACRÉSCIMO DE ITINERÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS COM A COLOCAÇÃO DE MICRO-ÔNIBUS PARA CIRCULAR PELAS RUAS DA SAPINHATUBA III.
  • 5381/2009 (21/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS LATERAIS, COM ALARGAMENTO DA EXISTENTE, na Rua Bacharel Armando de Carvalho Jordão (“Subida do Jorge Elias”), Morro do Carmo – Centro.
  • 5382/2009 (21/05) Indico à Mesa Diretora que cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que determine a CONTINUIDADE DAS OBRAS DO MURO DE CONTENÇÃO, na subida do Morro do Martelo , no bairro MONSUABA.
  • 5383/2009 (21/05) Indico à Mesa Diretora que cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que determine a AMPLIAÇÃO DO ACOSTAMENTO, localizado em frente a Praia das Éguas, na Rua Antônio Bertholdo da Silva Jordão, no bairro MONSUABA.
  • 5384/2009 (21/05) Indico à Mesa Diretora que cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que determine a COBERTURA DO VALÃO, localizado na Rua Mario Natalino Jordão, em frente a Associação de moradores de Monsuaba, bairro Monsuaba.

19 de maio de 2009

Indicações da Região do Centro e Morros do Centro:

  • 5473/2009 (26/05) Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO, na Praça do “BURACÃO”, em frente ao nº 720, bairro Morro do Peres.
  • 5381/2009 (21/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS LATERAIS, COM ALARGAMENTO DA EXISTENTE, na Rua Bacharel Armando de Carvalho Jordão (“Subida do Jorge Elias”), Morro do Carmo – Centro.
  • 5234/2009 (18/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a URBANIZAÇÃO DA RUA CORONEL CARVALHO, Centro.

Mandato Participativo: Indicações e Requerimentos (19/05/09)

INDICAÇÕES

5234/2009 (18/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a URBANIZAÇÃO DA RUA CORONEL CARVALHO, Centro.

5281/2009 (18/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a COLOCAÇÃO DE TRAVES DE FERRO E REDES, no Campo de Futebol localizado próximo a cachoeira Tanque Fundo , no bairro do CANTAGALO.

5282/2009 (18/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a CONSTRUÇÃO DE UM (01) QUEBRA MOLAS, na Estrada Benedito Adelino, altura do nº 182 em frente à Padaria Casa do Pão, no Encruzo da Enseada.

5285/2009 (18/05) Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine A ABERTURA DE UMA RUA, próximo ao nº 78, ao lado do escadão da Rua Maria Madalena, no Morro do Moreno – Jacuecanga.

5310/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a CONSTRUÇÃO DE ABRIGO DE PASSAGEIROS no ponto da Rodovia BR-101, Km 180, próximo à Petrobrás, na 1ª entrada do bairro Água Santa.

5328/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine, OBRAS DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS NA RUA AZALÉIA, NA VILA RESIDÊNCIAL VEROLME, bairro de JACUECANGA.

5330/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a MANUTENÇÃO DA PRAÇA E RECUPERAÇÃO DOS BRINQUEDOS DA RUA DOCE BARRA, no BNH, bairro de JACUECANGA.

5331/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a MANUTENÇÃO DA PRAÇA E RECUPERAÇÃO DOS BRINQUEDOS DA RUA DOCE BRUMA, no BNH, bairro de JACUECANGA.

5332/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a MANUTENÇÃO DA PRAÇA E RECUPERAÇÃO DOS BRINQUEDOS DA RUA DOCE DELTA, no BNH, bairro de JACUECANGA.

5334/2009 (18/05) INDICO à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que se determine a RECUPERAÇÃO DAS PONTES DE ACESSO DO VILLAGE À RODOVIA RIO-SANTOS, bairro de JACUECANGA.

REQUERIMENTOS

349/2009 (18/05) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar na Escola Municipal de Garatucaia uma Sala de Leitura, com o objetivo de melhorar a leitura e a alfabetização principalmente das crianças.

374/2009 (18/05) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Ação Social, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar no bairro do Cantagalo/Garatucaia o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

442/2009 (18/05) REQUEIRO à Mesa Diretora na forma regimental, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Empresa OI, solicitando a INSTALAÇÃO DE TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO), na Rua Valdomiro Honório, nº 31, próximo a residência do Sr. “CARECA”, no Bairro SERTÃO DO CANTAGALO.

14 de maio de 2009

Audiência Pública da CPI das Barcas, foi um sucesso.

A Câmara Municipal de Angra dos Reis, realizou no último dia 29, no Abraão, Ilha Grande, uma Audiência Pública com o objetivo de discutir o serviço prestado por Barcas S/A no município.

Neste evento, fruto de um pedido verbal da Vereadora Lia, estiveram presentes o Dep. Estadual Gilberto Palmares (PT), Presidente da CPI das Barcas, representantes da Agência Reguladora, Secretaria Estadual dos Transportes, Associação de Moradores da Ilha Grande, Turisangra, o Vice-Prefeito de Angra e dezenas de moradores da Ilha Grande.

Durante a audiência, os ilhéus, que dependem quase que exclusivamente do serviço prestado pela empresa, mostraram sua insatisfação com a empresa e levaram dezenas de denúncias, entre elas, a falta de manutenção das barcas, o alto preço das passagens, a falta de horários, os constantes atrasos e o excesso de passageiros. O resultado da Audiência Pública do Abraão será anexado ao relatório que será feito pela CPI das Barcas, na Alerj.

A pedido da Vereadora Lia, a Câmara Municipal indicará 2 parlamentares para integrarem a comissão municipal que estuda soluções para o problema das Barcas S/A.
Denúncias sobre o funcionamento de Barcas podem ser feitas, através do 0800 282 5888.

Veja as fotos da Festa de São José Operário

Aconteceu em Jacuecanga, entre os dias 22 de Abril e 1º de Maio, mais uma edição da Festa de São José Operário. Neste ano, além das missas e da Procissão em homenagem ao Santo, aconteceram diversos shows e um animado bingo.

Confira fotos do Evento:

Membros da Paróquia de São José Operário na preparação dos festejos.










12 de maio de 2009

Conheça a Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica contra a mulher

RIO - Desde o século XVIII as mulheres lutam por seus direitos em todo mundo. Mas no Brasil, foi apenas no século XXI que as elas finalmente ganharam uma lei específica sobre a violência doméstica: A Lei Maria da Penha. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2006, a lei alterou o Código Penal e permitiu que os agressores passassem a ser presos em flagrante ou que tivessem a prisão preventiva decretada. A lei também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar apenas cestas básicas ou multas.

A medida alterou ainda a Lei de Execuções Penais, o que passou a permitir que o juiz pudesse determinar o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação, o que antes não acontecia. As investigações também passaram a ser mais detalhadas, com depoimentos também de testemunhas. Antes, o crime de violência doméstica era considerado de "menor potencial ofensivo", e julgado nos juizados especiais criminais junto com causas como briga de vizinho e acidente de trânsito.

A lei foi batizada em homenagem a uma vítima real dessa violência: a cearense Maria da Penha Maia, uma biofarmacêutica que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado, e virou símbolo contra a violência doméstica. Em 1983, o marido de Maria da Penha, um professor universitário, tentou matá-la duas vezes. Na primeira tentativa, ela ficou paraplégica.

Apenas oito anos depois do caso ele foi condenado a oito anos de prisão, mas conseguiu recorrer. O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou, pela primeira vez, a denúncia de um crime de violência doméstica. Ele foi preso em 28 de outubro de 2002 e cumpriu dois anos de prisão. Hoje, está em liberdade.

Fonte: Globo Online

Mandato Participativo: Nossas Moções de Aplausos

  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000071/2009 - (06/08/09) - Fica concedido a “MEDALHA DE MÉRITO ESPORTIVO AYRTON JOSÉ COELHO DE BRITTO AO SR. JOSÉ CLÁUDIO DE FREITAS.
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000042/2009 - (04/08/09) - DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO ANGRENSE HONORÁRIO AO SR. MIGUEL TARBÉ NOGUEIRA ALVES
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000044/2009 - (04/08/09) - DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO ANGRENSE HONORÁRIO AO SR. LEONAM DOS SANTOS GUIMARÃES
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000045/2009 - (04/08/09) - DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DA MEDALHA HONORÍFICA MÉRITO LOPES TROVÃO AO ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTES
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000046/2009 - (04/08/09) - DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DA MEDALHA HONORÍFICA MÉRITO LOPES TROVÃO AO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DE ANGRA DOS REIS E PARATY.
  • PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO DE Nº 000055/2009 - (04/08/09) - DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DA MEDALHA HONORÍFICA MÉRITO LOPES TROVÃO AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE ANGRA DOS REIS, MANGARATIBA, RIO CLARO E PARATY.
  • MOÇÃO Nº 000015/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPSad.
  • MOÇÃO Nº 000016/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSi.
  • MOÇÃO Nº 000017/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida a ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES, AMIGOS E USUÁRIOS DO CENTRO DE ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE MENTAL – AFAUC.
  • MOÇÃO Nº 000018/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), SÃO BENTO E AREAL.

Obs: Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre estas Moções de Aplausos, poderá envia-la pelos comentários de nosso Blog ou pelo e-mail: vereadoralia@gmail.com

Lia luta pela manutenção do CELAMM

Preocupada com o ensino público de qualidade em Angra e com as notícias que o convenio entre CELAMM e a Transpetro não seria renovado, a Vereadora Lia, e a Bancada do PT, pediu, no dia 16 de Fevereiro, informações sobre a suspensão desta parceria.

"O CELAMM é um dos Colégios Estaduais mais importantes de Angra e seu ensino é considerado referência por muitos educadores e pais. Não podemos permitir que esta escola seja fechada ou que o número de turmas seja reduzido. O municipio não pode perder este colégio que há 30 anos forma cidadãos e cidadãs mais conscientes de seus direitos", afirmou Lia.

O CELAMM, atende hoje cerca de 1200 alunos. Desde a década de 80, recebe os filhos de funcionários do Terminal e da comunidade que se instalou nos bairros próximos. A Transpetro vinha, até 2008, arcando financeiramente com a complementação de parte do quadro de professores do CELAMM, conforme um convenio que ainda não foi revalidado neste ano. O acordo, atualmente está suspenso. Infelizmente até o momento nem a Transpetro nem a Secretaria Estadual de Educação se manifestaram sobre o assunto.

Mandato Parcitipativo: Proposições de 12/05/09

  • MOÇÃO DE Nº 000015/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPSad.
  • MOÇÃO DE Nº 000016/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSi.
  • MOÇÃO DE Nº 000017/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida a ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES, AMIGOS E USUÁRIOS DO CENTRO DE ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE MENTAL – AFAUC.
  • MOÇÃO DE Nº 000018/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), SÃO BENTO E AREAL.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005069/2009 (12/05) - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que seja enviado ofício à Empresa AMPLA, no sentido de que a mesma providencie a REMOÇÃO DO POSTE EXISTENTE NA RUA 04, ocalizado em frente ao nº 525 (residência do Sr. Cícero), Bairro Caetés.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005070/2009 (12/05) - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM NA RUA 04, Bairro Caetés.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005080/2009 (12/05) - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA CALÇADA E REPOSIÇÃO DA TAMPA DO ESGOTO DA RUA PORTUGAL, ao lado do depósito de gás, no bairro FRADE.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005088/2009 (12/05) - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS EXTENSÃO DE REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA TRAVESSA HIPÓLITO TRAVASSOS NO FRADE.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005092/2009 (12/05) - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine o FUNCIONAMENTO 24 HORAS DO POSTO DE SAÚDE DE MONSUABA
  • INDICAÇÃO DE Nº 005208/2009 (12/05) - INDICO à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO, na área de acesso a escadaria da Avenida Nelson Bastos no bairro Praia do Machado.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005215/2009 (12/05) - Indico à Mesa Diretora na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine urgentemente estudo de viabilidade técnica e orçamentária para a desapropriação do Campo de Futebol de Garatucaia, pelos motivos abaixo:
  • INDICAÇÃO DE Nº 005227/2009 (12/05) - Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a RECUPERAÇÃO DO QUEBRA-MOLAS existente na Rua Doce Alfa, na entrada da Associação de Moradores do Village, Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005228/2009 (12/05) - Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a RECUPERAÇÃO DO QUEBRA-MOLAS existente na Rua Aracajú , no Village. Bairro Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO DE Nº 005231/2009 (12/05) - Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a RECUPERAÇÃO DO QUEBRA-MOLAS existente na Rua Jutaí em frente ao nº 16, no Village, Bairro Jacuecanga.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000349/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar na Escola Municipal de Garatucaia uma Sala de Leitura, com o objetivo de melhorar a leitura e a alfabetização principalmente das crianças.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000374/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Ação Social, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar no bairro do Cantagalo/Garatucaia o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000409/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumprida as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Angra dos Reis, convidando Frei Alonso, para falar sobre a Pastoral da AIDS, no Plenário desta Casa Legislativa durante Sessão Ordinária no dia 12 de Maio.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000442/2009 (12/05) - REQUEIRO à Mesa Diretora na forma regimental, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Empresa OI, solicitando a INSTALAÇÃO DE TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO), na Rua Valdomiro Honório, nº 31, próximo a residência do Sr. “CARECA”, no Bairro SERTÃO DO CANTAGALO.

8 de maio de 2009

ALERJ cancela Audiência Pública do PAC

O presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento da Alerj, deputado estadual Rodrigo Neves, CANCELOU a visita da Comissão a Angra dos Reis, que aconteceria na próxima segunda-feira (11/05).

Como justificativa para o cancelamento, o deputado argumentou que alguns dos convidados, como o representante do Dnit e o prefeito de Rio Claro, Raul Machado, informaram que não compareceriam ao evento por motivos de agendamentos de última hora. A princípio, a audiência deverá ser remarcada para a próxima segunda-feira, dia 18.

Vale destacar que entre as obras previstas para Angra dos Reis, inscritas no PAC estão a construção da usina nuclear Angra 3, a conclusão da reforma e duplicação da rodovia Rio-Santos, eletrificação popular, a dragagem do porto de Angra e investimentos em habitação e saneamento básico.

Este evento surgiu de um pedido da Bancada do PT de Angra

Mandato Participativo: Indicações 07-05-09

  • 5043/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE COMPLEMENTAÇÃO ASFÁLTICA e DRENAGEM na RUA DOS PINHEIROS, no bairro FRADE.
  • 5044/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO e DRENAGEM na RUA MANOEL SANTOS BULÉR, no bairro FRADE.
  • 5056/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM na RUA MIGUEL DOS ANJOS, no bairro FRADE.
  • 5057/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM na Rua JOSÉ DE SOUZA, no bairro FRADE.
  • 5058/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine o RETORNO DAS ATIVIDADES DO PROJETO TECLAR, que fica situado ao lado da Defesa Civil, no bairro FRADE.
  • 5046/2009 (07/05)Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine CONTINUIDADE e FINALI ZAÇÃO da Calçada localizada na Avenida Antônio Bertoldo da Silva Jordão, no trecho compreendido entre a ponte da Galeria da Cachoeira Cascata, até o bar do “Baixinho”, paralelo à praia no Bairro da Monsuaba.
  • 5052/2009 (07/05) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine que seja feita a reposição de COLETORES DE LIXO, na Avenida Antônio Bertoldo da Silva Jordão e Rua Benedito Ferreira Jordão no bairro da Monsuaba.

6 de maio de 2009

CÂMARA DE ANGRA: RENOVAÇÃO OU NÃO?

CÂMARA DE ANGRA: RENOVAÇÃO OU NÃO?

Na sessão da Câmara de ontem, a bancada governista ensaiou uma prática antiga que predominou durante os 8 anos das legislaturas anteriores. A velha e antiga prática de “manda quem pode obedece quem tem juízo” e por determinação da liderança de governo na Câmara, rejeitou todos os Requerimentos de Informações dos Vereadores Cordeiro e Dr. Ilson Peixoto.

Mesmo depois do exemplo de transparência que a bancada do Partido dos Trabalhadores deu, de não ter medo e ajudar a aprovar o requerimento da mesa diretora que pede informações sobre o ProSanear (programa de saneamento lançado durante o governo do PT em Angra) os vereadores da base governista, com o objetivo de evitar discussão e poderem, de uma só vez, negar todos os nossos pedidos de informação, juntaram os requerimentos dos Vereadores Dr. Ilson Peixoto e Cordeiro em um único bloco e rejeitaram todos eles.

Por mais de uma vez, pedidos de informações, feitos por membros do Partido dos Trabalhadores, foram tachados de politiqueiros ou como uma forma de atrapalhar o governo municipal. Por que será que informações sobre o CEFET, a contratação da Petrobônus, o relatório da CPI das Cartas Marcadas, os imóveis adquiridos pelo município ou os repasses do Governo Federal na área de habitação criam tanto mal estar na base governista e são combatidos de forma tão ferrenha?

Lembramos que o nosso papel enquanto vereadores é legislar e fiscalizar. Para isto nós precisamos ter as informações que são obtidas através de requerimentos, que são os instrumentos que o parlamentar tem para fiscalizar o poder executivo.

A Vereadora Lia esclarece que, mesmo que os requerimentos derrubados pela base do governo não tenham sido de sua autoria, ela sempre será a favor de qualquer pedido de informação, mesmo aqueles criados com a razão espúria de tentar calar uma oposição que vem se mostrando cada vez mais construtiva.

Nós, da Bancada do PT de Angra, repudiamos qualquer um que tenha a audácia de tentar reprimir informações e censurar qualquer assunto, principalmente quando se trata da coisa pública. Vivemos em uma democracia e nosso povo merece transparência. O governo deve ser sempre límpido e honesto e essa sempre será a bandeira do PT, doa a quem doer.

Na última eleição, 60% do legislativo municipal foi substituído com a promessas de renovação. Será que isto realmente ocorreu ou estamos vendo o retorno ou a disseminação de velhos vícios?

Não temos nada a esconder. Infelizmente isto não parece valer para todos.

Novas Indicações: 5 de Maio

Estas são as indicações da Vereadora Lia, que foram votadas e aprovadas na Sessão da Câmara do dia 5 de Maio. (As nossas listagens já estão atualizadas)

  • 4962/2009 (5/5) INDICO à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, no sentido de providenciar a implantação de rede de esgoto em toda extensão da Rua Getúlio, Abraão - Ilha Grande.
  • 4969/2009 (5/5)INDICO à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, no sentido de providenciar a IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ESGOTO NA RUA DA ASSEMBLÉIA, Abraão - Ilha Grande.
  • 4970/2009 (5/5)INDICO à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, no sentido de providenciar a IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ESGOTO NA RUA DAS FLORES, Abraão - Ilha Grande.
  • 4971/2009 (5/5) INDICO à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, no sentido de providenciar a CONSTRUÇÃO DE REDE DE DRENAGEM para escoar as águas pluviais, na Rua Buganviille, Vila do Abraão - Ilha Grande.
  • 4928/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a Complementação da Rede de Iluminação Pública na estrada do Cantagalo, no trecho compreendido e conhecido com “subida do Senhor Antônio Bailão e a residência do Senhor Rodolfo”, no bairro do Cantagalo
  • 4946/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine os SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DO CAIS DO FRADE, Bairro do Frade.
  • 4974/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a COLOCAÇÃO DE MANILHAS na VALA EXISTENTE na RUA PROFESSORA ROZILENE FERREIRA DE CARVALHO, no Bairro de JACUECANGA .
  • 5040/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine o RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA RUA DAS PALMAS, na Vila Residencial Verolme, bairro JACUECANGA.
  • 5041/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM na Rua FRANCISCO DE SOUZA, no bairro MONSUABA.
  • 5042/2009 (5/5) Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO na Rua PAULO SODRÉ DA NÓBREGA, no bairro FRADE.

Denuncie a Violência contra a Mulher: Ligue para o 180

Esta é uma notícia que deveria ser divulgada com frequência na grande mídia. O governo Lula criou, em 2003, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. Em 2005, esta secretaria inaugurou a Central de Atendimento à Mulher, feito através do telefone 180.O atendimento funciona 24h, todos os dias (inclusive feriados), e oferece orientação às vítimas sobre seus direitos, além de encaminhar os casos para os serviços especializados.

Dossiê mostra que aumentou a violência contra a mulher no Rio de Janeiro

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou um dia antes do Dia Nacional da Mulher, 30 de Abril, a 4ª edição do Relatório Temático Dossiê Mulher. Os dados são referentes aos registros da Polícia Civil durante o ano de 2008.

O dossiê abrange os delitos lesão corporal dolosa, ameaça, atentado violento ao pudor, estupro, homicídio doloso. Os números do relatório possibilitam identificar em quais regiões os delitos são mais freqüentes, permitindo ações estratégicas no combate à violência contra a mulher.

A socióloga Andréia Soares Pinto, responsável pela elaboração do dossiê, observou que o maior número de casos registrados estão concentrados em três Áreas Integradas de Segurança Pública: AISP 7, referente ao Município de São Gonçalo; AISP 20, que abrange os Municípios de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis; e AISP 15 referente ao Município de Duque de Caxias.

Ao analisar os números do ano de 2008, foi possível observar que as mulheres continuam sendo as maiores vítimas dos crimes de atentado violento ao pudor (70,7%), ameaça (63,9%) e lesão corporal dolosa (62,3%). Tais delitos ocorrem, na maioria das vezes, no espaço doméstico de convívio e ambiente familiar, o que significa que as vítimas geralmente conhecem os acusados.

O número de mulheres vítimas de atentado violento ao pudor teve um aumento de 28,6% em 2008 se comparado ao ano anterior. Em 64,8% desses casos de AVP, as vítimas conheciam os acusados (companheiros, ex-companheiros, pais, padrastos, parentes, conhecidos e outros tipos de relações), sendo que 33,3% tinham algum parentesco com a vítima.

Já o crime de ameaças contra as mulheres, após três anos consecutivos de queda registrada nos anos de 2004, 2005 e 2006, apresentou uma mudança significativa. Os anos de 2007 e 2008 registraram crescimento no número de vítimas. A diferença percentual de 2008 em relação a 2007 foi de 6,2%. Foram 41.458 registros feitos, o que corresponde aproximadamente 113 vítimas por dia.

A lesão corporal dolosa é um delito que também merece ênfase por vitimar um grande número de mulheres. Em 2008 foi registrado um total de 45.773 mulheres vítimas, sendo que 58,7% deste total foi caracterizado como violência doméstica ou familiar (26.876 mulheres vítimas). O dossiê aponta um acréscimo neste delito de 37% entre os anos de 2007 e 2008.

Alguns aspectos do relatório merecem destaque:

1. No perfil das vítimas e prováveis autores dos delitos analisados, destacam-se as mulheres que sofreram estupro e atentado violento ao pudor.
76,7% das vítimas de estupro eram solteiras e 55,6% conheciam os autores;
56,1% das vítimas de estupro tinham entre 12 e 24 anos;
9,6% das vítimas de estupro tinham entre 0 e 11 anos;
75,7% das vítimas de AVP eram solteiras e 64,8% dos casos conheciam os acusados;
62,2% das vítimas de AVP tinham idade entre 25 e 44 anos.

2. Ficou constatado o alto percentual de prováveis autores com algum grau de parentesco com as vítimas nos casos de atentado violento ao pudor e estupro:
Dos acusados de AVP, 33,3% tinham algum grau de parentesco com as mesmas (pais, padrastos ou parentes);
Dos acusados de estupro, 18,0% eram pais/padrastos ou parentes e 18,2% mantinham ou mantiveram relacionamento amoroso com as vítimas.

3. A maioria das mulheres vítimas de ameaça e lesão corporal dolosa era solteira:
51,0% e 56,9%, respectivamente;

4. Quanto ao crime de homicídio doloso houve uma queda no número de vítimas em relação a 2007:
12,0% a menos em relação a 2007;
32 mulheres vítimas por mês ou 1 mulher morta por dia.

O Instituto de Segurança Pública ressalta que a divulgação dos dados contribuiu tanto para o aumento da visibilidade do problema, quanto para o aprimoramento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

Cabe lembrar que o aumento no número de registros feitos começou a acontecer com a intensificação de campanhas de incentivo ao longo dos anos, além do amparo promovido pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 2006), que deixou de tratar tais crimes como de menor potencial ofensivo. Ao denunciar ocorrências de violência contra as mulheres, as vítimas são beneficiadas pela lei, tendo como garantia a preservação de direitos à integridade física e psicológica, já que o agressor pode ser detido em flagrante e ter a prisão preventiva decretada.

Lei Maria da Penha - 11.340/2006

Esta lei foi sancionada em agosto de 2006, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou em vigor a partir de setembro do mesmo ano. A partir dela foram criados mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher; entre eles: maior rigor nas punições das agressões contra a mulher, o tempo máximo de detenção previsto de um foi aumentado para três anos e foi vedada a aplicação, unicamente, de pena alternativa de multa. A lei também garante que o agressor não se aproxime da vítima, impossibilitando-o de realizar novas agressões.

São cinco as formas de violência contra a mulher: a) psicológica – quando o agressor causa dano emocional e diminuição da auto-estima que visa prejudicar e controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, chantagem ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; b) física – quando o agressor ofende a integridade ou a saúde corporal da mulher; c) sexual – quando o agressor constrange a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; d) patrimonial – quando o agressor retém, subtrai, destrói parcial ou total os objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer as necessidades; e e) moral – quando o agressor ofende a honra da mulher (calúnia, difamação ou injúria).

Clique aqui para ver o Dossiê Mulher na íntegra

---Divulgado no site do Instituto de Segurança Pública (J), 29/0409.

Mandato Participativo: Nossos requerimentos

  • 000581/2009 - (23/06/09) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumprida as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a ACELBRA – Associação de Celíacos do Brasil – sediada em nosso município na Rua Manoel Honofre, nº 18, casa 2 A , Morro do Carmo, convidando a Presidente desta Associação Sra. Raquel Benatti, bem como sua equipe, para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela ACELBRA, no Plenário desta Casa Legislativa durante a Sessão Ordinária do Dia 06 de Agosto.
  • 545/2009 (04/06/09) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Instituto Estadual do Ambiente, INEA, na pessoa do Diretor de Recuperação ambiental, Sr.Carlos Abenza, no sentido de Promover uma VISTORIA TÉCNICA das condições naturais e estruturais do Rio JACUECANGA, bem como a possibilidade de se implantar FAIXA MARGINAL DE PROTEÇÃO
  • 548/2009 (04/06/09) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal , no sentido de Realizar um Estudo de Viabilidade Técnica e Orçamentária para que seja desenvolvido Convênios/Parcerias, junto a Entidades Não-governamentais e Associação de Moradores, com o objetivo de contratação de jovens que possam auxiliar na fiscalização da Faixa do Cinturão Verde em todo Município de Angra dos Reis.
  • 408/2009 (02/06) Requeiro à Mesa Diretora que, cumprida as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal no sentido de prestar informações a respeito da Regularização fundiária dos loteamentos Morada do Areal e Morada do Bracuí.
  • 349/2009 (18/05) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar na Escola Municipal de Garatucaia uma Sala de Leitura, com o objetivo de melhorar a leitura e a alfabetização principalmente das crianças.
  • 374/2009 (18/05) Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Ação Social, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar no bairro do Cantagalo/Garatucaia o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
  • 442/2009 (18/05) REQUEIRO à Mesa Diretora na forma regimental, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Empresa OI, solicitando a INSTALAÇÃO DE TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO), na Rua Valdomiro Honório, nº 31, próximo a residência do Sr. “CARECA”, no Bairro SERTÃO DO CANTAGALO.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000349/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar na Escola Municipal de Garatucaia uma Sala de Leitura, com o objetivo de melhorar a leitura e a alfabetização principalmente das crianças.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000374/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Ação Social, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar no bairro do Cantagalo/Garatucaia o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000409/2009 (12/05) - Requeiro à Mesa Diretora que, cumprida as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Angra dos Reis, convidando Frei Alonso, para falar sobre a Pastoral da AIDS, no Plenário desta Casa Legislativa durante Sessão Ordinária no dia 12 de Maio.
  • REQUERIMENTO DE Nº 000442/2009 (12/05) - REQUEIRO à Mesa Diretora na forma regimental, cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício a Empresa OI, solicitando a INSTALAÇÃO DE TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO), na Rua Valdomiro Honório, nº 31, próximo a residência do Sr. “CARECA”, no Bairro SERTÃO DO CANTAGALO.
  • 376/09 (29/04) Seja enviado ofício a Empresa OI, solicitando a INSTALAÇÃO DE TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO), ao longo da Rua Paraíso, no Bairro ARIRÓ.
  • 375/09 (29/04) Seja enviado ofício à Empresa OI, solicitando a MANUTENÇÃO DOS TELEFONES PÚBLICOS (ORELHÃO), nas seguintes localidades: Rua Azevedo e Souza, em frente à garagem da Eval, Rua Otávio Brasil (Praça da Bíblia nº 468 ), e Alameda Luíza , no bairro Balneário
  • 374/09 (16/04) Seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da Secretaria de Ação Social, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar no bairro do Cantagalo/Garatucaia o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
  • 349/09 (08/04) Seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação, possa informar a esta Casa Legislativa sobre a possibilidade de implantar na Escola Municipal de Garatucaia uma Sala de Leitura, com o objetivo de melhorar a leitura e a alfabetização principalmente das crianças.
  • 348/09 (08/04) Seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da FUSAR - Fundação de Saúde de Angra dos Reis, informe a esta Casa Legislativa, algumas considerações sobre o Posto de Saúde do Cantagalo.
  1. Existe algum estudo de viabilidade para que o Posto de Saúde do Cantagalo possa funcionar com um plantão nos finais de semana e feriados?
  2. Existe algum estudo de viabilidade para que o Posto de Saúde possa funcionar com o serviço de atendimento emergencial para os casos de corte, ferimentos, entre outros, evitando desta forma que os moradores se desloquem para as unidades de atendimento mais próximas?
  3. Existe estudo de viabilidade para a implantação do serviço de planejamento familiar, com divulgação dos dias e horários das reuniões, bem como distribuição de material explicativo sobre os métodos contraceptivos existentes na rede.
  • 347/09 (08/04) Seja enviado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que através da FUSAR - Fundação de Saúde de Angra dos Reis, informe a esta Casa Legislativa qual a previsão para a efetiva implantação do Serviço Odontológico no Posto de Saúde do Bairro do Cantagalo
  • 318/09 (01/04) Seja enviado ofício ao Presidente do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis, Sr. Carlos Alberto Marcatti, no sentido de prestar esclarecimentos a respeito das Elevatórias de esgoto que atendem a Praia do Anil no Centro.
  • 292/09 (25/03) Seja enviado ofício ao Presidente da FUSAR- Fundação de Saúde de Angra dos Reis, no sentido de prestar esclarecimentos a respeito da implantação do PSF no Posto de Saúde do bairro Areal.
  1. Qual a previsão para a implantação do PSF do bairro do Areal?
  2. Qual o motivo da demora da implantação do referido PSF?
  3. Os profissionais que foram aprovados no concurso público promovido pela FUSAR, para o Posto de Saúde do Areal, já estão sendo efetivados?
  4. Quantos módulos estão previsto para a localidade?
  • 265/09 (18/03) Solicitando o uso do Pseudônimo “LIA”, na Câmara Municipal.
  • 262/09 (18/03) Seja enviado ofício ao Presidente da FUSAR- Fundação de Saúde de Angra dos Reis, no sentido de prestar esclarecimentos a respeito da implantação do PSF no bairro Encruzo da Enseada.
  1. Há alguma previsão para a implantação do PSF do Bairro?
  2. Qual o motivo da demora da implantação do referido PSF?
  3. Continua sendo pago o Aluguel da casa onde seria implantado o PSF?
  • 236/09 (13/03) Seja enviado Ofício a Ampla solicitando informações a respeito das constantes quedas de energia na rede elétrica do Bairro Bracuí.
  • 181/09 (02/03) Seja enviado ofício ao Exm.º Deputado Estadual GILBERTO PALMARES, Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as BARCAS, no sentido de CONVIDÁ-LO a comparecer a esta Casa Legislativa, na Sessão Ordinária de 24 de março de 2009, para nos prestar esclarecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos pela CPI das BARCAS que, afeta diretamente nossa Cidade.
  • 160/09 (27/02) seja enviado ofício ao COORDENADOR REGIONAL de Angra dos Reis e Paraty, Padre VICENTE MICHAEL MCKAY, convidando-o ou indicando um representante para falar sobre a CAMPANHA DA FRATERNIDADE em nosso Município, no próximo dia 10 de março (terça-feira), às 10 h, no Plenário desta Casa Legislativa
  • 119/09 (16/02) Seja enviado ofício à Empresa OI, solicitando a instalação de TELEFONE PÚBLICO (Orelhão) na Rua Benedito Peres, próximo ao bar da Severina, bairro Morro do Peres.
  • 112/09 (16/02) Seja enviado ofício ao GERENTE DO TERMINAL AQUAVIÁRIO DE ANGRA DOS REIS, Dr. VIRMAR GUIMARÃES MUZITANO, AO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA TRANSPETRO, Sr. CLÁUDIO NEGRÃO, A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, SRª TEREZA PORTO e a COORDENADORIA REGIONAL DA BAÍA DA ILHA GRANDE, na pessoa da PROFESSORA MARINILZA GONÇALVES ROSA GRACIANO para que informe a esta Egrégia Casa Legislativa como anda o processo de RENOVAÇÃO DO CONTRATO de Complementação do quadro de professores do COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO AMÉRICO MIGUEZ DE MELLO - CELAMM localizado em Angra dos Reis.
  • 111/09 (16/02) Seja enviado Ofício ao Executivo Municipal solicitando informações sobre o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), nos seguintes termos:
  1. Quais as contrapartidas que o Município de Angra dos Reis garantiu, nesta parceria com a União, para sediar uma unidade do CEFET?
  2. Em que fase está o andamento prático deste convênio?
  3. Existe algum cronograma físico-financeiro, para a construção e implantação do CEFET?
  4. Quais os motivos que levaram o Município a não ter até a presente data iniciado as obras do CEFET?
  5. Qual a previsão de entrega do prédio do CEFET ao MEC?
Obs: Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre requerimentos, poderá envia-la pelos comentários de nosso Blog ou pelo e-mail: vereadoralia@gmail.com